'Disk Árvore'


'Disk Árvore' faz as primeiras entregas de mudas em Avaré, SP

Atualizado em 06/05/2012 

A ação faz parte do projeto "Avaré - Cidade Jardim".
Ao receber a muda, o morador assina um termo de responsabilidade.

  Região

Moradora aproveitou para ligar e pedir a sua muda no "Disk Árvore". (Foto: Danielle Camargo/Divulgação) 
Moradora aproveitou o "Disk Árvore" e pediu a sua
muda para plantar na calçada.
(Foto: Danielle Camargo/Divulgação)
O telefone é uma ferramenta muito útil no dia a dia das pessoas. Se você está com fome ou precisa de um remédio, é só ligar e, em alguns minutos, o produto solicitado é entregue em sua casa. Mas o que isso tem a ver com quem quer ajudar o meio ambiente? Em Avaré (SP), a secretaria de Meio Ambiente da cidade criou o serviço "Disk Árvore". Para quem quiser ajudar com a arborização urbana da cidade, basta ligar para os telefones (14) 3711-2559 ou (14) 3711-2573, fazer o seu pedido, que receberá a muda em sua casa. O serviço é gratuito.
O secretário do Meio Ambiente de Avaré, Ricardo Aurani, explica que a ação faz parte do projeto "Avaré - Cidade Jardim", com o intuito de plantar mais árvores na cidade, melhorar os aspectos ambientais com diversidade arbórea e promover o equilíbrio ecológico. Ele conta que a ação do "Disk Árvore" é uma forma de envolver a população com as questões ambientais. "Assim, provocamos nos munícipes a necessidade de pedir a árvore. Eles não ficam só dependendo da prefeitura e se envolvem com a causa".
Durante a semana, a equipe do meio ambiente vai anotando as solicitações e nas sextas-feiras eles saem para fazer a entrega e acompanhar o plantio. Aurani conta que a equipe leva até a residência das pessoas. "Ao receber a muda, o cidadão também recebe um informativo de como fazer o plantio e também assina um termo de responsabilidade, passando a ser o tutor daquela árvore", explica.
A ação foi lançada em 28 de abril. Em menos de uma semana, já recebeu 26 pedidos de moradores da cidade. As espécies distribuidas são ipê mirim, quaresmeira, resedá e flamboaiã mirim, todas espécies nativas. "Por enquanto são essas que estamos disponibilizando, mas, queremos acrescentar também árvores frutíferas, como as jabuticabeiras, goiabeiras, amoreiras", comenta Aurani. Ele também explica que as mudas são escolhidas com o solicitante atendendo a necessidade de cada um. "Verificamos se a pessoa quer plantar na calçada ou quintal. Na calçada, por exemplo, não pode ser uma árvore muito grande, por causa da rede elétrica, e nem muito volumosa para não obstruir a passagem".
As mudas são cultivadas no horto florestal da cidade. São cerca de 1,5 mil mudas a disposição, segundo o secretário. O viveiro é capaz de produzir 500 mudas por mês.
Uma das moradoras de Avaré que já ligou pedindo uma árvore é a professora Cynira Camargo, 66 anos. Ela conta que participava de outro evento, no sábado, quando viu o lançamento do "Disk Árvore". Naquele momento já foi pedir a sua muda, mas foi orientada que teria que ligar durante a semana. "Assim que passou o feriado, já liguei pedindo a minha muda", confessa.
Cynira plantando sua muda com o auxílio do secretário. Ao fundo, a passarinheira instalada na praça. (Foto: Danielle Camargo/Divulgação) 
Cynira plantou a muda com o auxílio de funcionários
da secretaria. Ao fundo, a passarinheira instalada
na praça. (Foto: Danielle Camargo/Divulgação)
Cynira plantou a muda na frente da sua casa. "Plantei no canteiro da avenida que passa em frente de casa. Pedi uma árvore que dê flores". A árvore escolhida para Cynira foi o ipê mirim. A professora se diz uma amante da natureza e revela que pediu mais de uma muda. "Eles conseguiram duas para mim. Quero ajudar a arborizar a rua. Tem um parte com bastante ávore e outra parte sem".
Ela diz que mora há quatro anos na casa atual e que na residência anterior tinha muitas árvores. "Meu marido está sentindo falta do canto dos pássaros. Ele, todo dia, coloca frutas em um muro em frente de casa. As aves começaram a aparecer".
A professora comenta que pediu uma passarinheira, uma espécie de casa para pássaros, para instalar na praça perto de sua casa. "O pessoal da secretaria instalou a passarinheira. Assim, meu marido vai ter onde colocar as frutas para os passarinhos", conta com alegria.
O secretário Ricardo Aurani explica que estão também com este projeto, ainda em fase de teste, de instalar as passarinheiras em pontos da cidade. "Aqui em Avaré são 153 praças e 110 áreas verdes. Algumas marcenarias já informaram que vão participar doando a passarinheira. Nós queremos ver a participação da sociedade". Ele comenta que o morador pode pedir, desde que seja em área pública, de uso em comum com outros moradores, que uma equipe vai avaliar a possibildiade de instalar a passarinheira no local, mas informa que tem que haver a participação dos moradores. "Eles ficarão responsáveis pelo uso e manutenção. Queremos ver os moradores participando, alimentando os pássaros com frutas e água".
Cynira apoia a ação da entrega das árvores e sugere que todas as cidades deveriam ter um projeto assim. "Todo mundo quer uma sombra, até para estacionar o carro. Com mais árvores, o bairro vai ficar mais fresco. Até o ar que respiramos se torna mais puro", argumenta.
A proposta de Aurani, de envolver os moradores, parece estar dando certo, como conta Cynira. "Eu já avisei todos os vizinhos. Todos querem uma árvore. Já avisaram que vão ligar pedindo. Eles viram a passarinheira e acharam lindo. A rua vai ficar mais arborizada", conclui.
Município Verde Azul
Avaré foi uma das 158 cidades paulistas que foram certificadas pelo programa estadual "Município Verde Azul" em 2011. O programa verifica e incentiva as políticas públicas municipais voltadas ao meio ambiente, como plano de arborização urbana, uso da água, controle de aterros sanitários, entre outros. A cidade ficou na 68ª posição, com 86,06 pontos.
Fonte: G1

0 comentários:

Topo da Página ↑