Estudantes de Itapetininga, SP, participam de encontro internacional

Alunos vão apresentar trabalho de TI sobre interdisciplinaridade na USP.
Segundo eles, serão os únicos representantes da região no congresso.

O que era para ser apenas uma atividade de avaliação do curso de Tecnologia de Informática e Negócios da Fatec de Itapetininga (SP), acabou se transformando em uma oportunidade de experiência internacional.
Alunos de Itapetininga participam de encontro internacional (Divulgação)Dois alunos do curso foram escolhidos para apresentar o trabalho desenvolvido sobre interdiciplinaridade em um congresso internacional, que será realizado na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 30 de maio e 1º de junho. É o 9º Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação. Segundo os estudantes, esses são os únicos trabalhos da região de Itapetininga que serão apresentados na conferência.
O estudante Diego Klapper, de 24 anos, foi um dos alunos selecionados para fazer a apresentação no congresso. Ele conta que o professor Jefferson Biajone pediu para que fosse desenvolvido um programa envolvendo quatro disciplinas: filosofia e lógica, cálculo numérico, algoritmo e linguagem de programação. O resultado teria que ser um programa que exibisse as 'tabelas verdade', um conteúdo da lógica de programação, e também fizesse a conversão de bases numéricas, duas atividades específicas da área de Tecnologia da Informação (TI).
Era para ser apenas um trabalho para entregar e ganhar nota"
Lizeu da Silva Jr.
"O professor queria que desenvolvêssemos um trabalho assim, visando a interdisciplinaridade [relação entre várias disciplinas]", conta Klapper. Mas o dele e o de outro aluno, Lizeu da Silva Junior, de 25 anos, superaram as expectativas do professor, que resolveu inscrever o trabalho para o congresso, como explica Silva Junior. "Ele gostou tanto do resultado que indicou a gente para participar. Os trabalhos foram aceitos e acabamos selecionados para apresentar no evento. Era para ser apenas um trabalho para entregar e ganhar nota", diz.
Klapper lembra que os trabalhos foram inscritos no final do prazo de inscrição. "Esse programa foi feito no semestre passado, como uma avaliação da disciplina. Quando o Biajone viu sobre a inscrição do congresso, no começo deste ano, ele nos procurou e resolvemos inscrever os trabalhos. Mas o prazo estava se esgotando e os organizadores acabaram dando uns dias a mais para nós", conta.
Silva Junior afirma está feliz com o trabalho e comenta que não esperava essa repercussão. Ele ressalta que tem o apoio da família. "Eles sempre me incentivam. Ainda mais que moro em São Miguel Arcanjo (SP) e estudo em Itapetininga. Enfrento frio e chuva, mas estou indo para a aula. O esforço vale a pena", diz o estudante que leva cerca de uma hora para ir de uma cidade a outra.
Klapper também relata o apoio da família. "A minha ficou muito contente. Eu tenho um tio e uma tia que trabalham na área de TI, em São Paulo. Minha família só não vai acompanhar o evento por causa do preço", revela que o convite para visitar o congresso custa R$ 470.

Klapper diz que a expectativa é grande, mas que está tranquilo. "Durante o congresso, espero conhecer outros estudantes e profissionais da área. Por ser um evento internacional, vai ter muitos trabalhos bons que vão aumentar a minha percepção em relação à area", explica que esse tipo de evento é importante também para o currículo e completa que "para fazer mestrado, tem que ter um certo número de publicações e participações em eventos desse porte".
Para Silva Junior, o crescimento profissional em eventos como esse é certo. "Tem gente de várias partes do mundo e nós vamos estar divulgando nosso trabalho. Isso vai ampliar os nossos horizontes". O estudante conta que é o seu primeiro evento profissional na área de TI. Atualmente, ele é estagiário em um orgão público na cidade de Itapetininga. Diego Klapper está apenas se dedicando aos estudos.
Os estudantes participarão do congresso acompanhados do professor Jefferson Biajone, que é responsável pela coordenação dos trabalhos.
Congresso
O 9° Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Contecsi) é um dos primeiros eventos desta área, focado na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar.
O objetivo do evento é fortalecer a discussão entre os participantes sobre os efeitos da TI e sistemas de informação nas organizações e sociedade, mobilizando para a formação de uma comunidade que esteja em busca de respostas para os desafios da área.
O evento será realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho no campus da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações podem ser adquiridas no site oficial do congresso.


0 comentários:

Topo da Página ↑